Ceratocone
Ceratocone é uma patologia corneana em que a córnea assume um formato cônico . É geralmente bilateral, assimétrica e progressiva até terceira década de vida.
Apresenta maior incidência em familiares (principalmente de primeiro grau) , sem um padrão genético bem definido.
A principal queixa dos pacientes consiste em visão borrada e muitas vezes prurido ocular, este deve ser evitado pois pode acelerar o desenvolvimento da doença corneana.
Exames complementares tem grande importância para classificação da doença. Sendo assim pode –se melhor acompanhar o paciente com exames como: topografia , paquimetria, orbscan, pentacam, aberrometria e microscopia especular.
O tratamento deve ser individualizado para cada paciente, sendo muito importante o tratamento do prurido ocular através de medidas comportamentais e colírios.
Para melhor a acuidade visual temos vários métodos que podem ser clínicos ( óculos e lente de contato) ou cirúrgicos ( implante de anel intra-estromal ou transplante de córnea ) .

Anel intra-estromal

Transplante de córnea
Uma alternativa para tentar controlar a progressão do ceratocone é o crosslinking da córnea que consiste num procedimento cirúrgico com uso de riboflavina ( vitamina b2) e luz ultravioleta. (foto abaixo)
Novos avanços tecnológicos tem trazido cada vez mais resultados favoráveis como é o caso do laser Femtosegundo que pode ser utilizado no implante de anel intra-estromal bem como no transplante de córnea.
