ceratocone, cornea, e doenças externas, lentes de contato, especializada pelo conselho brasileiro de oftalmologia, oftalmologista, cirurgia refrativa, transplante de córneas

Cirurgia a Laser

CIRURGIA REFRATIVA A LASER

Cirurgia refrativa é uma cirurgia ocular  com objetivo de melhorar o estado refrativo do olho, diminuindo ou eliminando o uso de lentes corretivas.

A Cirurgia por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia substituindo métodos baseados em incisões que eram previamente utilizados.

A Cirurgia Refrativa tem como objetivo corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

 

 Os principais tipos cirúrgicos a laser são:

– LASIK – A aplicação do laser é precedida pela confecção de uma fina camada de tecido corneano (flap). O cirurgião utiliza um excimer laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano remodelando sua curvatura e assim remover o grau. O flap pode ser confeccionado com microcerátomo ou com laser de Femtosegundo.

– PRK – A aplicação do laser é precedida da remoção do epitélio corneano (camada mais superficial da córnea) . Sua grande vantagem é a simplicidade, no entanto é mais desconfortável, a recuperação é mais lenta.

– PTK – É uma técnica utilizada para remover total ou parcialmente cicatrizes/ opacidades corneanas.

Todas as técnicas citadas acima são realizadas com colírio anestésico e o paciente retorna para casa no mesmo dia do procedimento.

Pacientes com elevados graus de miopia podem se beneficiar do implante de lentes fácicas , já que  a correção a laser para miopia é considerada segura até aproximadamente 10 a 12 graus, dependendo da espessura e curvatura corneanas. A partir desse grau, outras técnicas são consideradas mais eficientes e / ou seguras, como o implante de lentes intra-oculares fácicas.

 

Cirurgia Laser

Cirurgia Laser

 

Transplante de córnea

Transplante de córnea