CIRURGIA REFRATIVA A LASER
Cirurgia refrativa é uma cirurgia ocular com objetivo de melhorar o estado refrativo do olho, diminuindo ou eliminando o uso de lentes corretivas.
A Cirurgia por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia substituindo métodos baseados em incisões que eram previamente utilizados.
A Cirurgia Refrativa tem como objetivo corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Os principais tipos cirúrgicos a laser são:
– LASIK – A aplicação do laser é precedida pela confecção de uma fina camada de tecido corneano (flap). O cirurgião utiliza um excimer laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano remodelando sua curvatura e assim remover o grau. O flap pode ser confeccionado com microcerátomo ou com laser de Femtosegundo.
– PRK – A aplicação do laser é precedida da remoção do epitélio corneano (camada mais superficial da córnea) . Sua grande vantagem é a simplicidade, no entanto é mais desconfortável, a recuperação é mais lenta.
– PTK – É uma técnica utilizada para remover total ou parcialmente cicatrizes/ opacidades corneanas.
Todas as técnicas citadas acima são realizadas com colírio anestésico e o paciente retorna para casa no mesmo dia do procedimento.
Pacientes com elevados graus de miopia podem se beneficiar do implante de lentes fácicas , já que a correção a laser para miopia é considerada segura até aproximadamente 10 a 12 graus, dependendo da espessura e curvatura corneanas. A partir desse grau, outras técnicas são consideradas mais eficientes e / ou seguras, como o implante de lentes intra-oculares fácicas.